ACcomplex

Novo bater do GPRI com o texto co+labor+ação

ACcomplex

logotipo do concurso app.edu
Um aplicativo para smartphones com Android, para auxiliar a aprendizagem da Matemática com Números Complexos, e sua aplicação em Análise de Circuitos Elétricos em Corrente Alternada é o objetivo principal deste trabalho. Modelado em UML o aplicativo pretende ser uma ferramenta de simulação que auxilie a aprendizagem, possibilitando o ensaio virtual de cargas, cálculo de corrente, potência complexa e representação gráfica para o triângulo de potência.

Um APP para Android orientado para Eletrotécnica

Vídeo Demonstração do App ACcomplex


O aplicativo começou a ser desenvolvido em plataforma Windows XP, com o ambiente SDK Android Studio 2.3.3, utilizando linguagem JAVA, conforme a modelagem em UML de suas principais funcionalidades. Porém, para acelerar a produção de um protótipo, optou-se pela utilização do ambiente App Inventor que é uma plataforma web de código aberto, mantida pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT).
Com a utilização da Plataforma AppInventor foi possível um maior envolvimento dos alunos, que atualmente estão interessados em implementar novas funcionalidades ao aplicativo, o que culminou recentemente em um minicurso oferecido pelo Prof. Marcelo de Assis Corrêa, para formação dos bolsistas envolvidos com GPRI.
A modelagem em UML foi desenvolvida na versão 1.4., sob a plataforma Windows XP com auxílio do ArgoUML, considerando as necessidades de aprendizagem nas disciplinas cursadas por alunos de ensino médio nas áreas de matemática e física aplicadas aos cursos técnicos. A validação das funções matemáticas desenvolvidas no aplicativo foram realizadas em duas etapas, a primeira partindo de um banco de resultados de problemas matemáticos propostos em livros e apostilas utilizadas pelo IFAL-Campus Maceió. Esta etapa validou a versão Beta que foi disponibilizada para os alunos.

Apresentação do Software .

O Aplicativo Accomplex possui três seções distintas, dentro das quais encontram-se as funcionalidades de cálculo, simulação e representação gráfica para análise de potência elétrica em circuitos AC.


img da tela de abertura do APP accomplex

Seção 3: Simulador de Circuitos AC Nesta seção são possíveis dois tipos de simulações para análise de circuitos AC, uma atribui cargas em paralelos do tipo resistivas, indutivas e capacitivas de forma visual, e outra através do fornecimento de parâmetros elétricos como resistência, indutância e capacitância.

tela do menu cargas ac = simulação
Ao pressionar o botão (Cargas AC) na tela principal, será ativada a funcionalidade de simulação de cargas comuns em circuitos elétricos residenciais, prediais e comerciais conectadas em paralelo à fonte de alimentação AC.

Categorias
ACcomplex
Ecolabore
Acione aqui para abrir o balão do assistente.