Módulo Hibrido para Microgeração em Ambiente Off-Shore

Novo bater do GPRI com o texto co+labor+ação

Módulo Hibrido para Microgeração em Ambiente Off-Shore

Partindo da integração de tecnologias na área de microgeração este projeto desenvolveu a ideia de um Módulo Hibrido para Microgeração em Ambiente offshore usando técnicas de geração a partir de fontes renováveis de modo integrado com gerenciamento energético automático realizado por sistema computacional embarcado.
<center>Projeto: Convênio PETROBRÁS/IFAL -------------- Equipe: (Bolsistas PETROBRÁS/IFAL) ---------- * Orientador: Prof. Marcelo de Assis Corrêa</center> <center>WEVANYS FERNANDES ARAUJO
ELIZABETH MARIA DOS SANTOS FREIRE
PEDRO HENRIQUE MACIEL DA SILVA
JOSÉ HELTER DE MELO AVELINO
SARA DAVI DOS SANTOS</center>

3 fases da construção do módulo híbrido - prototipagem digital e protótipo físico
<center>Maquete Digital ------------ Protótipo Digital ------------ Protótipo físico</center>
O objetivo do módulo é atender as demandas de energia das embarcações de apoio nas instalações offshore, de modo a minimizar o impacto ambiental.

corte de chapa metalica por aluno wevanys para construção do módulo hibrido
* MONTAGEM DO PROTÓTIPO
Para a montagem do protótipo físico foram utilizados perfis metálicos galvanizados tipo U. Os cortes foram realizados conforme o projeto digital modelado em 3D no AutoCad.

Após a montagem do Chassi do Módulo foi feita a alocação de cada componente, que se deu de acordo com o seguinte planejamento: estrutura metálica retangular, em sua parte superior externa foram fixados os painéis fotovoltaicos, a região interna superior é ocupada pelo aerogerador, abaixo dele está o painel de gerenciamento automático e na parte inferior do protótipo encontra-se o motor Stirling e as baterias, pois o objetivo é fixar os equipamentos mais pesados na base para manter o equilíbrio do protótipo.
Para esta montagem foram necessárias 360 horas de trabalho distribuídas entre os cinco bolsistas que atuam neste projeto.

 
Módulo Hibrido para Microgeração em Ambiente Off-Shore

Gerenciamento Energético Automático
Como unidade de controle para o gerenciamento de energia utilizou-se um CLP da Simens, sendo que a programação do gerenciamento de energia foi realizda em Linguagem FBD.
Após os testes do protótipo concluiu-se que são necessários a inclusão de mais sensores de corrente e dispositivos de chaveamento para aumentar a segurança do módulo, replicando circuitos de chaveamento em cascata.

Categorias
Módulo Hibrido para Microgeração em...
Ecolabore
Acione aqui para abrir o balão do assistente.